5 de out. de 2010

Você cuida bem das suas finanças?

Muitas vezes escutamos falar sobre economia, taxa de juros, inflação, crescimento econômico, assuntos que passam despercebidos pela nossa mente. Não se sinta culpada. Alguns pensam que a mente feminina está mais ocupada com bolsas, roupas, maquiagem, etc.. Isso não é verdade! A falta de interesse está muito mais relacionada à falta de educação financeira do que qualquer outro aspecto.
Temos que mudar essa realidade! Um dia desses fiquei impressionada ao ler o blog da jornalista Denise Godoy, pós graduada em finanças (http://www.colunistas.ig.com.br/seudinheiro), no qual informava que era alto o número de mulheres que ao chegar na idade da aposentadoria estavam desamparadas, sem dinheiro, pobres. Essa situação, segundo a jornalista, era decorrente do nosso espírito materno, de pensar sempre nos outros primeiro, tentar ajudar os amigos, filhos, namorado, etc., em detrimento do nosso próprio sustento. A solução: manter sua vida financeira em ordem primeiro, pensar no seu futuro, na sua vida na aposentadoria e, assim, você poderá ajudar muito mais quem te cerca.
Um planejamento em finanças pessoais deixou de ser assunto só de economistas. Isso é lógico, se você não quiser entrar na constatação acima informada. O importante é percebemos que a regra deixou de ser, apenas, gastar menos do que se ganha, e sim, planejar o uso de todo o seu dinheirinho.
Eu sei como é chato no final do mês pagar todas as contas e no final não sobrar nada. Conhecimento próprio! Por isso, é importante sempre anotarmos todos os gastos. Até com as balinhas pra colocar dentro do carro! Às vezes, gastamos tanto dinheiro com besteiras que nem percebemos.
Outra dica é sempre pegar uma parte do seu salário e fazer um investimento. Hoje em dia, no mercado, existem muitos investimentos que não se resumem apenas à poupança. Temos Certificados de depósito bancário, Títulos Públicos, mercado de ações e você pode se informar melhor sobre esses produtos direto com o seu gerente. Ele vai te indicar um produto mais adequado ao seu perfil de investidora. Veja esse investimento como se você estivesse pagando pra você mesma.
Acredito que os nossos vilões nessa área de finanças sempre são o cartão de crédito e o cheque especial, nos quais os juros são altíssimos e contamos com ele como se fosse o nosso próprio dinheiro. NÃO É! Esse dinheiro é financiado e os juros giram em torno de 6% a 13%! Cuidado!

No mais, evite comprar por impulso! Se você estiver carente, precisando de alguma coisinha pra se sentir melhor, vá correr, vá ao cinema, à Igreja, qualquer lugar! Mas, não compre!!! Leve sempre uma amiga e já avise antes pra ela te proibir de comprar qualquer coisa! Quantas vezes compramos coisas que não precisamos e ela fica ocupando espaço na sua casa, sem que você a utilize.

Essas são apenas pequenas dicas. Procure conhecer mais sobre o assunto, conversar com amigas que tenham mais experiência que você ou procure obras e sites na internet. Eu já indico o blog da Denise Godoy e o livro do Gustava Cerbasi, Casais inteligentes enriquecem juntos! Também, vale para as solteiras! Acredite!

É isso peruas, tomem conta do seu dinheirinho e se ficarem ricas... não se esqueçam das amigas aqui! Ahahah bjinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário