1 de fev de 2011

Cílios: Excesso de rímel pode prejudicar


Por Redação Bemzen

Ter cílios enormes e mega curvados é o que toda mulher sonha em ter, e a maioria utiliza inúmeros rituais para obter esse tão esperado resultado, mas é preciso ter muito cuidado antes de utilizar os rimeis e o curvex, pois eles podem prejudicar e até causar a queda das pestanas.

De acordo com a dermatologista Miriam Sabino, quem usa maquiagem todos os dias pode estar danificando os cílios sem saber, isso porque alguns produtos prejudicam os pelos em caso de uso contínuo.

Para não prejudicar os cílios, é indicado remover adequadamente a máscara com um produto demaquilante especifico para a área dos olhos, já os rimeis à prova d'água são mais prejudiciais, e até podem causar a queda dos cílios, isso porque são mais difíceis de serem retirados, acumulando resíduos  e danificando-os.

“Para evitar a queda, é preciso limpar adequadamente à área dos olhos. Para as mulheres que não saem de casa sem a maquiagem, deve-se ter cuidado redobrado, pois podem ocorrer irritações, as chamadas dermatites de contato precipitando a queda dos cílios”, explica a dermatologista.

Mas se o mal já foi feito e você perdeu parte dos cílios, existem tratamentos indicados por dermatologistas que aceleram o crescimento e ajudam as pestanas a voltarem ao normal.  Geralmente os cílios demoram em torno de 30 a 45 dias para crescerem novamente, para acelerar esse crescimento, é indicado o uso vitaminas tópicas e via oral à base de pantenol e biotina. “O uso destas vitaminas devem ser prescritas por um especialista”, alerta Miriam.

Muitas mulheres usam cílios postiços para ficar com o olhar mais atraente, no entanto esse tipo de acessório, por ter uma cola especial para a sua fixação, pode danificar ainda mais essa região, e se a jovem não tiver um cuidado muito especial na hora de remover os cílios postiços, sem querer ela pode acabar arrancando as pestanas verdadeiras, causando falhas e consequentemente provocando alergias de contato.


Para não ter problemas futuros, a dermatologista dá quatro dicas para manter os cílios bem cuidados e bonitos.


1.Deve-se retirar todo e qualquer tipo de maquiagem, principalmente à noite.

2.Utilizar produtos demaquilantes específicos para as áreas dos olhos e lavá-los preferencialmente com xampu infantil, além de secar com uma toalha macia e sem fazer movimentos de fricção na pele, pois a pele das pálpebras e extremamente sensível.

3.Máscaras que não sejam à prova d’água é uma boa opção para evitar o problema com os cílios.

4.Tenha cuidado ao escolher produtos para maquiagem da área dos olhos, particularmente máscaras para cílios. Observe se a mesma foi oftalmologicamente testada.

matéria copiada na íntegra do site: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/06/1709-cilios