8 de out. de 2010

Brasil: o padrão de beleza condiz com nossa população?

"Mulheres loiras, magras e jovens ainda representam um padrão de beleza no Brasil. Para valorizar e promover a diversidade cultural, o país precisa desconstruir estereótipos como esse e aceitar padrões nacionais de beleza, como a pele negra e os cabelos cacheados. A opinião é da conselheira para as Nações Unidas (ONU) na Unidade de Cooperação Especial Sul-Sul, Lala Deheinzelin. Ela participou esta semana do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, em Brasília." 


Infelizmente, a declaração acima reflete a mais pura realidade no nosso país, que é formado por uma miscigenação de raças, etnias, e pela nossa própria história de colonização, somos um país onde a maioria da população é negra, parda ou índigena.

No entanto, o que vemos na televisão em novelas, comerciais, programas de TV e etc são mulheres com perfil que não representam o nosso país, pois são mulheres brancas, altas, magras, sem curvas, com aparência nórdica. Isso é o que a mídia tem pregado como ideal de beleza, e muitas tem se tornado escravas deste. 

E mesmo que não sejam escravas, acabam no seu subconsciente armazenando e exteriorizando isso, é só observar suas amigas, ou até você mesma(meu caso), o quanto você não gasta com o salão para ficar ou permanecer loira, ou com luzes, o quanto você paga para deixar seu cabelo mais liso que pau de sebo, o quanto a maquiagem q você usa é para dar um aspecto mais claro no seu rosto, pois é e você achou que estava de fora???(tolinha!!)

Quando se realiza concurso dos tipos "Beleza na favela",  "Garota da Laje", encontramos nesse momento as verdadeiras mulheres brasileiras, nas suas mais variadas formas fisicas, e nos deparamos com mulheres de estatura média, negras, com um bumbum saliente, nariz avantajado, cabelo preto e cacheado, e some aquilo que a mídia prega.

Porém, quando assistimos na TV concurso do tipo para escolher modelos brasileiras, nos deparamos com garotas selecionadas que mais aparentam uma mulher da europa, do que uma mulher brasileira, pois são mulheres magras, altas, sem bunda, ainda que sejam negras, tem traços finos, nariz afilado, e são as que estampam a capa de revistas, folhetins adolescentes e recebem os melhores salários, cachês, e são as selecionadas para reality shows da vida....



E será que isso é problema? Na verdade só é quando induz a jovens, adolescentes, mulheres num geral a buscar uma beleza inatingível, e acabam perdendo o essencial, quem elas verdeiramente são; é problema quando as verdadeiras mulheres brasileiras são contratadas em novelas para fazer papel de escrava, doméstica, pessoa economicamente desfavorecida; é problema quando a mídia faz nos sentirmos incomodadas com quem realmente somos, e buscamos através de recursos de plásticas, industria de comésticos, ficarmos próximo do que eles nos impõe como modelo.

Quero que entendam que não estou aqui fazendo crítica as mulheres que buscam ser bonitas, mas estou sim, fazendo critica a você que quer ser a mulher A ou B que você viu na revista, na novela, e aquela mulher não é você...

Eu sou a favor de nós buscarmos sempre estarmos melhorando, ficando mais belas, mais dentro dos nossos limites e padrões naturais ,e sinceramente faço minhas essas palavras abaixo:

"O que está certo afinal? Passar a vida fazendo regime ou aceitar estar “fora do padrão”? Será que vale a pena se torturar tentando ter aquela imagem que essa mídia diz ser perfeita ?  Acredite: VOCÊ É BEM MELHOR DO QUE A INDÚSTRIA QUER QUE VOCÊ SEJA! Invista em você, não pra seguir um padrão, mas pra ter qualidade de vida, alto estima(sic! - autoestima) e saúde." Fernanda Miranda Fonte: http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=105

Um comentário: